SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Temas abordados: nomes e apelidos, animais de estimação, medos infantis, sequência temporal.
- Após a leitura do livro, converse com as crianças sobre como o gato é chamado (por que será que é chamado de Espoleta), converse sobre apelidos das pessoas (alguns apreciados, outros não); converse sobre as dificuldades que uma pessoa enfrenta quando não gosta de seu apelido;
- Converse com as crianças sobre as atividades de Espoleta durante o dia e durante a noite, elenque as atividades das crianças nesses períodos promovendo uma troca de experiências entre elas;
- Espoleta demonstra ter medo de algumas coisas – instigue-as que falem sobre seus medos, que troquem opiniões sobre os mesmos;
- Quando acontece um eclipse, Espoleta corre para o colo de alguém – converse sobre quem seria aquele (a) gato (a); o que fazem quando sentem medo (procuram ajuda, contam para alguém etc)
- Proponha pesquisa sobre o eclipse – proponha construção de maquetes representativas do fenômeno;
- Converse sobre a importância da imaginação e dos sonhos para algumas mudanças desejadas;
- Faça uma lista com os animais domésticos que as crianças da turma possuem em suas residências;
- Construa gráficos, comparando as quantidades dos animais domésticos que as crianças têm;
- Pesquise a origem da domesticação desses animais e incentive a reflexão sobre a posse responsável de animais;
- Peça que as crianças observem o cenário da história e sugiram como seria o lugar onde Espoleta mora, se teria dono, como seriam esses donos.
- Apresente músicas que tenham animais como tema (Arca de Noé – Vinicius de Moraes).
- Oportunize a interação com obras de arte que retratam animais de estimação: Portinari.
- Confeccione gatos em origami.
- Discuta a ideia de que um gato tem sete vidas.